A Filosofia Magistral presente em Megamente!

Uma análise reflexiva dividida em cinco partes pelo blog!

      (DreamWorks Animation)

Lançado em 2010, Megamente é um filme de animação que com toques de drama e comédia mostra com sutileza o significado do maniqueísmo presente nas tramas heróicas e vilanescas da TV e HQs. Essa análise mostrará teorias, personagens, seus paralelos e significados. Lembrando que esta análise aqui do blog não é necessariamente uma verdade universal, é apenas a minha interpretação da obra como um todo. 



PARTE 1 - DESTINADO!




- O Megamente é o narrador da sua própria história e nos leva a conhecer sua origem que iniciou de um lar desfeito. Clara referência a Krypton, como também ele próprio sendo uma referência ao Luthor e Metromen como Superman.

- Metromen caiu em uma mansão (casa branca?) e Megamente caiu em uma prisão de segurança máxima. A natureza no início do embate da criação. Metromen caiu na mansão mas abandonou a humanidade. O filme amarra essas pontas sobre o papel social muito bem.

- Megamente foi levado para a escola ao estilo x-men quando jovem e ainda depois de preso tinha o cérebro estudado pelo governo. O diretor da prisão de MetroCity mantinha os estudos sobre o QI do Megamente nos arquivos. Aparece na tela assim que o diretor mostra o relógio para Megamente no início.

- O diretor diz logo no início que ''Megamente nunca vai mudar.'' Enfatiza isso mas sabemos que ele tem uma mudança sim.

- O relógio do Megamente tem um símbolo importante no filme inteiro. 

- Cada música do filme é importante no momento que ela precisa ser tocada. Quando foge da prisão a música tocada é Bad To The Bone [a tradução é Mau Até Os Ossos.]

Rosane aparece de vermelho como uma cor que simboliza o desapego que ela sente pelo Megamente. Hal usa a camisa geralmente como algum símbolo também por exemplo ''404 not found'' e ''Game over''. Sem resposta e o jogo acabou. 

- Metromen surge para abrir o seu museu e dança no estilo Elvis. Aqui, neste momento, Metromen é apresentado na sua forma messiânica ao meu ver. Tem um destino, ele anda na água quando conversa com o povo e tem seu pé beijado. Lembrando que ele ''morre e depois volta.'' Acho que são fatores apresentados que precisam ser observados. Não foi jogado
à toa.

- Metromen dizer ''o que seria de mim sem vocês'' é uma fala de duplo sentido. Ele está desabafando ali e é um sentimento que ele diz para o Megamente lá para frente. 

- A Rosane fala sobre a parafernalha de super vilões e o Criado fala que comprou a maioria na ponta de estoque na Romênia. É na Romênia que fica o castelo do Drácula! A capa preta vindo de lá também é uma clara inspiração vilanesca do Conde. O personagem literário Drácula, o famoso vilão vampiro foi inspirado por Vlad o empalador. 

- Metromen foi morto ao vivo deixando a cidade em choque.

- Highway To Hell toca quando o Megamente segue para a moradia do Metromen. É a estrada para o inferno. Vivendo fácil, vivendo livre, em uma viagem só de ida.

- Metromen segurando o planeta terra lembra muito o Atlas. Ser da mitologia grega que foi condenado a segurar os céus. Adianto dizer que Titã também é um nome de uma entidade da mitologia grega que bateu de frente com os deuses do Olimpo. Inclusive Zeus. Titan enfrenta o Metromen (um deus) no final mesmo sendo o próprio Megamente disfarçado. 

- ''Estou saindo dos trilhos num trem louco.''

- ''Alone Again, Naturally.''


PARTE 2 - UMA CIDADE SEM HERÓI!



- Bernard é o reflexo de Megamente. O personagem aparece pela primeira vez no museu do Metromen, responsável pelo setor dele mas ele está de azul e carregando livros que fala sobre o Megamente. 

-  Yin e Yang são princípios da dualidade universal. Não tem como ser 100% bom ou 100% mal. É o fio condutor desse princípio mostrado em imagens e diálogos no filme.

- Bite me na camisa do Hal traduz como ''me morda''. As camisas do Hal geralmente tem um easter eggs por trás de algum acontecimento ou fala. Hal é acertado com o tiro disparado por acidente no rosto. Existe a ideia que não foi aleatório o tiro. Foi o destino. O começo da trajetória de herói do Megamente começou assim que Hal foi acertado.

Publicidade

- Na mitologia grega é de conhecimento que Apolo guiou a flecha que acertou o calcanhar de aquiles. Com toda essa beliscada na camada do mitos mitológicos que o filme referencia, não é estranho entender que o tiro foi guiado para fazer com que Megamente se torne um herói. Tudo no mais puro caos e nas piores chances, em um cenário de eventos aleatórios, o tiro foi acertado.


PARTE 3 - ISSO NÃO FOI UM ENGANO! FOI O DESTINO!



- Do lado do travesseiro do Hal tem um livro com o título de ''Best comic book villans ever''. Traduzo como ''Melhores vilões dos quadrinhos de todos os tempos''. O Hal já tinha certos impulsos dentro de si. Ele já era assim por dentro junto com suas obsessões e controle por algo. O poder do Metromen só aumentou o que já estava nele.

- O pai espacial é a imagem armazenada no relógio do Megamente da figura paterna do Metromen. Ele se parece com o Jorel do filme clássico do Superman então é natural presumir que o pai espacial é sim a imagem do pai do Metromen. Não foi difícil para o Megamente ter o registro do DNA do Metromen. No mural do plano para criar o Titã, aparece a imagem do Metromen bebê.

- Na figura como Bernard, limpar a cidade também é um ato heróico do Megamente que começava a desenvolver. Bernard é a parte humana de Megamente e como ele percebe o seu eu interior envolvido no cotidiano socializável. 

- O veneno da serpente Mamba Negra pode dar um ataque cardíaco e matar uma pessoa em 20 minutos se não procurar ajuda especializada. 

- O criado quebra o espelho depois da discussão e novamente também acho que não foi à toa. O Megamente fica na decisão de continuar sendo o Bernard ou não e os cacos quebrados do espelho refletem naquele momento como o Megamente estava enxergando a si mesmo.

- Rosane está vestindo uma cor bem diferente da que foi apresentada no início. Vermelho (titã) com azul (megamente) é o resultado da cor que ela está usando quando Titã se apresenta para ela no prédio, ou seja, violeta.

- No restaurante, o relógio do Megamente aparece depois de ter mostrado o prédio em foco. A transição é um easter egg que com o relógio, Megamente usaria a distração para salvar Rosane e o prédio é jogado por Titã em cima deles. 


PARTE 4 - ONDE ESTÁ AQUELE QUE CHAMAM DE TITÃ?



- ''De volta ao preto, eu saí da cama. Fiquei longe por muito tempo, estou feliz por estar de  volta.''

- Megamente vai até o Titã para falar sobre a luta e na TV está escrito ''GAME OVER''.

- Titã decide matar Megamente e diz ''O jogo acabou.'' É o ''GAME OVER'' mostrado nesse personagem desde o início do filme.

- É no clímax que a narrativa começa a definir o destino de cada personagem. O Titã e Metromen são dois polos de extrema diferença na questão do heroísmo. Metromen nunca decidiu matar Megamente mas Titã sim. Os pés do Metromen são mostrados pisando na água e os pés do Titã são mostrados em foco passando pelo fogo. Duas forças da natureza que podem criar ou destruir. 

- Metromen aparece vivo para Rosane e Megamente e decide passar o manto para Megamente. Existe um Yin para cada Yang. O livre arbítrio tomado pelo Metromen faz Megamente perceber que também tem uma escolha. 


 (Titã passando pelo fogo em seus pés é a representação da total aversão ao Metromen. O plano de sequência explicou a simbologia em imagens e não precisou uma palavra.)



PARTE 5 - BEM VINDO à SELVA!


- Saindo da prisão para enfrentar o Titã, Megamente fala ''a gente vai morrer''. Deixando o Criado sem entender o rumo da fala. É por isso que quando o Criado vai salvar a Rosane, vestido de Megamente, ele diz que o plano é não morrer. Fazendo refêrencia ao que ouviu do próprio Megamente momentos antes. É vendo o filme pela segunda vez que faz mais sentido alguns diálogos e símbolos. 

- Momento da luta do Titã contra Megamente x Metromen contra Titã. Sem regras, onde todos os envolvidos estão dispostos a perder tudo. É a batalha na selva.

- Megamente desce dos céus como Metromen e dá para perceber um lado mais claro (o sol) e o outro lado mais escuro (trevas). É a representação do Yin e Yang. Camada bem trabalhada em torno do personagem Megamente é um dos fatores que esse filme tem de melhor.

- É com o carro que as chances aumentam, o carro simbolizou a ruptura mas também a chance de esperança. Algo que apenas Megamente e Rosane tiveram, deixando qualquer indiferença daquela noite de lado em prol de uma chance de derrotar o Titã.

- O destino é algo que se escolhe e não um caminho dado. Aquiles teve que escolher seu destino e não entrar no caminho dado pelos deuses. Megamente agarrou seu destino escolhido deixando sua marca na história de Metrocity. Metromen como civil, está feliz sabendo que seu amigo, inimigo, enfim, era capaz de tomar as rédeas no fim.



Megamente como Metromen mostrando em apenas uma imagem a representação de Yin e Yang, luz e trevas. O personagem Megamente é esse significado descrito no taoísmo além da crítica ao maniqueísmo.


Comente!